sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Literatura infantil "insentivando a leitura da criança"

  A criança não precisa ser alfabetizada para ser direcionada à leitura, basta ser insentivada com a leitura de livros interessantes que irão dispertar o interesse sobre tal.
Livros ilustrativos são muito importantes nos primeiros anos de aprendizado. 

Luna  Clara e Apolo Onze (2002)
  • Infantil e Juvenil
 Luna Clara e Apolo Onze, livro base para a realização deste estudo, é o terceiro livro da autora. Foi publicado em 2002 e é dirigido ao público pré-adolescente.
O romance Luna Clara e Apolo Onze é uma obra infanto-juvenil de alto
valor literário. Luna Clara é uma menina de 12 anos que mora em Desatino do Norte. Ela é apaixonada pela Lua, sua amiga e confidente. Vive esperando por seu pai, que perdeu a sorte e anda pelo mundo com a chuva chovendo em cima de sua cabeça. Apolo Onze é um menino de 13 anos e mora em Desatino do Sul. Ele gosta muito da Lua. Sua maior vontade é ter vontade de alguma coisa. Os dois adolescentes vivem uma aventura cheia de encontros, desencontros e intempéries. Durante toda a história aparecem personagens muito bem elaborados e de nomes nada convencionais. Os nomes próprios
das personagens é que as caracterizam, conforme a sua significação. Para essa nomeação, Adriana Falcão usa a mitologia, a literatura, a história e o dicionário. O texto é todo mágico, completamente fantástico, como reconhece a própria autora.
Ler este livro e fazer um trabalho de literatura sobre esta autora (Adriana Falcão), foi muito importante para o meu aprendizado e não só este livro mas como o Mania de Explicação, que também trouxe muito conhecimento e me fez ver como é muito importante trabalhar com a literatura em sala de aula, não só para o aprendizado como para o entretenimento e descontração dos alunos.
Busquem sempre trabalhar com os livros infantis para satisfação dos alunos e um bom desempenho deles.


Nenhum comentário:

Postar um comentário