sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Ser ou não ser, eis a questão

                                     Construtivismo ou tradicional?

Tenho muitas dúvidas entre o construtivismo, acho que a criança deixa de respeitar o professor, não faz as atividades em classe e não valorizado o ensino, mas acho interessante que a criança procure saber, ser incentivada a entender o que esta fazendo e ir à busca de resposta, sendo assim passam a ter uma realidade de mundo e lutar desde sedo pelos seus interesses.
Bem, mais acho que os dois devem fazer parte do currículo escolar, os dois devem ser levados na prática pedagógica para que de fato tenhamos uma educação de qualidade.
Um professor deve valorizar novos conceitos para alfabetizar, usando várias maneiras para despertar o interesse das crianças em relação ao ensino, e um deles e que acho de grande qualidade para ensinar é o uso de computadores na sala de aula, com certeza eles iriam adorar, e iriam explorar cada vez mais as informações.
Sou a favor que uma sala de aula a criança deve ser vista como tal, ser livre para mostrar suas vontades e explorar sua sabedoria.
A criança é tudo de bom, precisamos ser pacientes, fazer parte do seu mundo para que possamos compreender o que há de errado e assim tentar consertar.
Ser professor é fazer a diferença, acredito que não seja nada fácil, mais mesmo assim espero que quando chegar lá eu consiga atingir meus objetivos.

Nesta foto vou citar como é ser uma criança e o quanto muitas vezes elas podem nos surpreender:


Levei esta turminha para a praia nas férias, na casa da minha mãe, nossa eram muitas crianças e não paravam, mas eram apenas crianças e traziam alegria.

Ficamos vinte dias na praia, mas quando faltavam cinco dias para terminar as férias eu tinha uma consulta em São Paulo, então pedi para que todos arrumassem suas malas porque teríamos que voltar, nunca vi tanto desanimo e cara de choro.
Bom, resolvi deixá-los com a minha mãe, logo após a consulta voltaria para ficar os quatro dias que faltavam das férias.
Ao retornar para a casa da praia, minha mãe estava chorando e disse:
Estas crianças são terríveis, não me obedeceram, fazem muita bagunça, ficaram jogando a noite toda e o vizinho quis chamar a policia.
Sentei com eles e conversei, ao acabarem todos em silêncio foram arrumando as bagunças e em seguida todos foram dormir sem dizer nada.
Para minha surpresa quando os acordei haviam arrumado a casa, feito o café e levaram para minha mãe na cama.
Ao anoitecer quando estavam dormindo, olhei para eles, tirei está foto e pensei:
Toda criança só é feliz quando tem a possibilidade de brincar, correr e conviver com os amigos.
O individuo que não respeita uma criança não tem alegria no ♥.
Criança não trabalha, criança dá trabalho, isto faz parte.


Um comentário:

  1. Opa isso faz parte! E casa cheia deles tem que estar preparado.
    Assim como nas salas de aulas, todos juntos, tem momento que você pensa que não vai dar conta! E tem momentos que não damos mesmo! rsrs

    Fico imaginando o desespero de sua mãe tadinha! rsrs

    Beijos

    ResponderExcluir